logo RCN
Notícias

Presídio de Joinville terá parlatório virtual

  • Divulgação/OAB -

Mais oito presídios de Santa Catarina passarão a contar com o parlatório virtual, ferramenta que garante mais segurança na pandemia e permite que advogados possam prestar assistência jurídica às pessoas reclusas por meio de videoconferência.

Nesta semana a OAB/SC firma convênio com a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) para a doação de equipamentos que vão viabilizar a implantação do sistema ainda este mês nas maiores unidades, segundo o cronograma do Estado: Florianópolis, Joinville, Lages, Chapecó, Blumenau, Criciúma, São Cristóvão do Sul e São Pedro de Alcântara.

O parlatório virtual é um pleito da OAB catarinense junto ao Estado para atender as necessidades de pleno exercício da advocacia e o cumprimento da lei em meio à pandemia. Em 2020, o sistema prisional catarinense chegou a contar com mais de 2,9 mil casos confirmados da doença e quatro óbitos.

"Essa é uma conquista em defesa da cidadania e da advocacia criminal. O parlatório virtual melhora não apenas a assistência jurídica prestada pela advocacia às pessoas que se encontram presas, com o aprimoramento da distribuição da Justiça, mas também contribui para a segurança e a saúde de todos que trabalham no sistema prisional catarinense neste momento", disse o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

A necessidade da implantação de parlatórios virtuais no Estado tem sido debatida pela OAB/SC desde março do ano passado e ainda em 2020 a OAB/SC formalizou o pleito junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e à SAP. Após uma decisão judicial determinando a adoção da ferramenta nos presídios do Estado, a Seccional e o Estado decidiram por comum acordo implementar um projeto-piloto no Complexo Penitenciário de Canhanduba, de Itajaí.

Licitação vai ampliar a vigilância e a segurança nas escolas estaduais Anterior

Licitação vai ampliar a vigilância e a segurança nas escolas estaduais

Site com informações sobre turismo rural em Joinville será lançado nesta quarta Próximo

Site com informações sobre turismo rural em Joinville será lançado nesta quarta

Deixe seu comentário